quinta-feira, 10 de junho de 2010

Viaduto 13 e Ferrovia do Trigo


O Viaduto 13, ou Viaduto do Exército, fica localizado entre as cidades de Vespasiano Corrêa e Muçum, e faz parte da Ferrovia do Trigo. Recebe esse nome por ser o 13° de uma série de viadutos, construídos no final da década de 1970. É um dos principais pontos turísticos do Vale do Taquari, conhecido por ser o maior viaduto da América Latina, com 143 metros de altura e 509 de extensão, e o segundo mais alto do mundo. Muito procurado por aventureiros para a pratica de rapel e outros esportes radicais.
Recentemente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) doou para a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e o Instituto Nacional de Preservação e Restauração Ferroviária (Inprefer) seis vagões, que servirão para a implantação de uma rota turística pela Ferrovia do Trigo (via correio do Povo).
O Parque Denardi, de Dois Lajeados, oferece um passeio turístico entre diversos viadutos, entre eles o V13, em um veículo customizado para esse tipo de passeio, conhecido como “Toro”. A “Trilha Ferrovia do Trigo” tem duração de aproximadamente duas horas. O parque também oferece almoço típico italiano e aoutras atrações.

Mais informações:
vespasianocorrears.com.br
www.estacoesferroviarias.com.br
Mapa do V13

Clique nas imagens para ampliar


Nenhum comentário:

Postar um comentário