quinta-feira, 17 de junho de 2010

Casa de Cultura de Lajeado

História

Foi idealizada pelo Intendente Júlio May, que governou Lajeado de fevereiro de 1895 a fevereiro de 1902. Agilizou a compra do térreo e a construção na medida em que a Intendência funcionava em uma casa alugada, de propriedade da família Matte, onde em 25 de fevereiro de 1891 foi instalado o município de Lajeado. O valor correspondente ao aluguel se tornara oneroso para o município. Foi então, o intendente autorizado a comprar o terreno pelo Conselho Municipal em 1895 através de decreto.

Uma primeira planta foi elaborada por Jacob Mouter que a substituiu por outra a fim de diminuir os custos da obra que havia sido elaborada pelo arquiteto Antônio Guth e começadas em 1899. Para a sua execução foram contratados Cristiano Müller e Carlos Spohr Filho. Suas dependências apresentavam o Gabinete da Intendência, a Secretaria, a Fazenda (ou Tesouraria), Sala do Conselho Municipal, Quartel e a Cadeia Municipal. O local também abrigava o Fórum da Comarca do Alto Taquari instalado em 15/10/1903, sendo que à parte de cima do prédio era utilizada como salão de Júri (Tribunal).

Nos fundos da Intendência, Júlio May mandou construir um poço fundo para água potável, com bomba manual, para que dela se servisse a população. No subsolo do prédio, funcionava a Cadeia Municipal. As grossas paredes, de pedra basalto, e as janelinhas redondas com grades de ferro não permitiam a fuga dos presos.

Em 05 de fevereiro de 1900 foi oficialmente colocada a pedra fundamental do edifício da Intendência, da então ainda Vila de Lajeado. Em 20 de agosto iniciou-se o atendimento ao público, com a pré-inauguração de algumas salas, seguindo um estilo eclético, com predomínio de características neoclássicas.

Até 1930 foi chamado de Intendência e após, passou a denominar-se Prefeitura e a partir de 21 de agosto de 1991, Casa de Cultura do Município de Lajeado. Em 01 de agosto de 1984, no governo de Erni Petry, o prédio foi tombado pelo seu valor histórico e arquitetônico, de acordo com critérios avaliados pelo Patrimônio Cultural no Rio Grande do Sul.

Turismo

A Casa de Cultura é um ponto turístico de Lajeado, onde passam diariamente vários visitantes e alunos que freqüentam os curso que a casa oferece. O núcleo da Casa de Cultura está vinculado à Equipe de Cultura e é responsável pela administração da mesma que envolve a organização de exposições de arte, serviço de pessoal, de atendimento ao público e a promoção de eventos como cursos diversos, seminários, estando à disposição da comunidade.

Consta de três pavimentos

• Subsolo - Situam-se a cozinha, almoxarifado, banheiros e salas de cursos.
• Térreo - Encontra-se a recepção, salas do Museu Histórico Municipal e banheiros.
• 1º andar - Possui 2 salas de trabalho e o gabinete do Secretário de Cultura e Turismo, auditório para 70 pessoas, banheiros, sala de exposição.

Localização

Rua Borges de Medeiros, 285 - Centro - Fone: (51) 3982-1081.

Nenhum comentário:

Postar um comentário