quinta-feira, 17 de junho de 2010

Município de Nova Bréscia

O município de Nova Bréscia teve sua emancipação em 28 de dezembro de 1964.

Da Bréscia, situada na região da Lombardia, chegaram ao RS muitos italianos, dando a origem à cidade de Nova Bréscia.

Por volta do ano de 1895, as famílias italianas de sobrenome De Maman, Mezacasa, Casaril e Daroit, oriundas dos municípios de Bento Gonçalves, Antonio Prado e Veranópolis, dirigiram se as terras onde hoje existe o município de Nova Bréscia, propriamente na comunidade de Arroio das Pedras, hoje denominada de Linha Tigrinho Alto. Está comunidade é o marco inicial da cidade de Nova Bréscia, que hoje é formada por mais 33 comunidades.

Chegaram ali trazendo suas mudanças a cavalo. Suas casas de madeira eram serradas a mão. O comércio mais próximo era Arroio Grande, atual Encantado. Somente em 1914 foi traçada e feita à atual estrada que liga o município de Nova Bréscia a Enacantado. Sendo esta estrada de terra batida. Antes o caminho somente era feito pela localidade de Tigrinho Alto.

Hoje a cidade é conhecida como a terra dos churrasqueiros, sendo inúmeras as casas espalhadas pelo Brasil e também pelo mundo. Na década de 60 a população do município era em torno de 11 mil habitantes, porem hoje chega somente a 5 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário