quinta-feira, 17 de junho de 2010

Teutônia, a Cidade que Canta e Encanta

Fundada em 24 de maio de 1981, o Município de Teutônia possui uma área de 179,17 Km² e uma população superior a 25 mil habitantes. De origem germânica, a “Cidade que Canta e Encanta” (jargão pelo qual é conhecida por causa de seus 40 corais), Teutônia é detentora do título de Capital Nacional do Canto Coral, conferida pelo Guiness Book Brasil, em 2004.

Próxima a cidade pólo Lajeado, Teutônia é cortada pela rodovia RST-453 (Rota do Sol) e pela RS-128 (Via Láctea), que dá acesso à BR-386, possibilitando o acesso facilitado a todas as regiões do Estado. É a segunda maior economia, em retorno de ICMS, entre os 39 municípios filiados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT). Segundo o vice-prefeito Ariberto Magedanz, esse crescimento só é possível pelo “espírito empreendedor, que diferencia Teutônia dos demais municípios”. A base da economia é a agropecuária, sendo seguida pelo setor coureiro-calçadista.

O perímetro urbano é compreendido por 6 bairros: Teutônia, Languiru, Canabarro,
Alesgut, Boa Vista e Centro Administrativo. O município não possui um bairro específico com características de Centro, em virtude do processo de formação de Teutônia (união de 3 distritos). Sendo assim, cada bairro tem o seu “Centro”.

A área rural é compreendida por 12 localidades: Linha Germano, Linha Catarina, Linha Boa Vista Fundos, Linha Gamela, Linha Capivara, Linha Pontes Filho, Linha Clara, Linha Harmonia, Linha Ribeiro, Linha Wink, Linha São Jacó e Posses. Em algumas localidades há divisões: Linha Germano Frente, Linha Germano Fundos; Linha Harmonia Alta, Linha Harmonia Baixa, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário